As obras da Barragem Duas Pontes, em Amparo, atingiram 44,4% de execução, segundo o Governo do Estado de São Paulo. O projeto é considerado uma das principais apostas para garantir o abastecimento de água a 5,5 milhões de pessoas na região de Campinas.
Com capacidade para armazenar mais de 53 bilhões de litros de água, o reservatório vai ampliar em mais de 150% a vazão do Rio Camanducaia, passando de 3,4 mil para 8,7 mil litros por segundo. A entrega da barragem está prevista para o fim de 2026.
O investimento faz parte de um pacote maior de obras hídricas na região, que inclui também a Barragem Pedreira. Juntas, as estruturas vão armazenar 85 bilhões de litros de água e reforçar o abastecimento de 28 cidades, integradas ao Sistema Adutor Regional. Outros R$ 522 milhões estão sendo aplicados em ações ambientais ligadas ao projeto.
Durante visita técnica às obras, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, também acompanhou a construção da Unidade de Tratamento do Rio Camanducaia. A estrutura terá capacidade para reduzir em até 96% as impurezas do rio, contribuindo para a qualidade da água no novo reservatório e beneficiando diretamente os municípios que utilizam o manancial. A previsão de conclusão da UTR também é para julho de 2026.