Uma obra da rede de abastecimento de água em Indaiatuba (SP) tem causado preocupação e transtornos aos moradores do Jardim Esplanada. A construção de um reservatório, na Avenida Fábio Ferraz Bicudo, sofreu um colapso no dia 14 de julho, obrigando a interdição do trânsito no entorno e a remoção de ao menos duas famílias das residências próximas.
A caixa d’água faz parte de uma obra do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Saae), que tem custo superior a R$ 4,8 milhões. A entrega estava prevista para agosto, mas o trabalho foi interrompido após um equipamento utilizado para levantar a estrutura não suportar o peso.
Segundo a Prefeitura, houve um desprendimento nas fixações que ligavam o equipamento aos dispositivos de elevação. Com a falha, a estrutura voltou com força para a base de concreto e ficou parcialmente amassada.
No momento do incidente, um funcionário se feriu ao tentar sair correndo, enquanto outros três ficaram presos no interior da estrutura e foram resgatados sem ferimentos.
A empresa responsável pela obra é a TanksBR, contratada por meio de processo licitatório. Em nota, a companhia informou que solicitou um laudo técnico para avaliar as condições do reservatório e afirmou que pretende desmontar a estrutura, mas não detalhou se a desmontagem será definitiva ou apenas para reparos.
Enquanto isso, moradores convivem com o medo. A estrutura está localizada próxima a casas e comércios. Um dos afetados é o analista de vendas Maurício Simão da Silva, que deixou o imóvel onde vivia com a esposa e os filhos após orientação da Defesa Civil. A família foi levada para um hotel, sem previsão de retorno.
Moradores também questionam a escolha do local para a instalação do reservatório. A vizinha Elaine Minucci relata que o incômodo começou ainda no início da obra.
Em nota, o Saae informou que a interdição da via e a retirada das famílias são medidas de segurança. A empresa responsável instalou cabos de aço e realiza o monitoramento da estrutura para avaliar se há risco de novos danos.
Ainda de acordo com o Saae, estão sendo estudadas alternativas técnicas viáveis para resolver o incidente. A TanksBR afirmou que está prestando assistência às famílias afetadas.