Pesquisa descobre relação entre bactéria da boca a casos de câncer

Foto: Reprodução EPTV

Pesquisadores do Hospital de Amor de Barretos descobriram que casos de câncer de cabeça e pescoço tem relação com a presença de uma bactéria comum na boca, a fusobacterium nucleatum.

Ela faz parte do biofilme dental, que é a placa bacteriana que se alimenta do que não foi devidamente removido dos dentes com a escovação. Já se sabe que a proliferação descontrolada pode causar doenças como a periodontite, que é a inflamação da gengiva.

A novidade é que a super população dessa bactéria aumenta a chance de câncer de cabeça e pescoço – como explicou Rui Reis, diretor cientifico do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Amor, responsável pelo estudo.

Os pesquisadores analisaram amostras de tumores de mais de 90 pacientes. O teste é o PCR – usado na pandemia para detectar os casos de covid-19

O resultado apontou que a bactéria estava dentro da maioria dos tumores estudados.

A pesquisa fez ainda mais uma descoberta importante. Embora a presença da bactéria em grande concentração seja um fator de risco, quando encontrada dentro dos tumores analisados, os casos eram menos agressivos.

Os pacientes com tumores com a bactéria tiveram uma sobrevida média de 5 anos. Enquanto que os tumores sem a presença da bactéria viveram três anos.

A pesquisa pode indicar o caminho para um tratamento mais humanizado e menos invasivo. Deve mudar também a forma como casos são investigados e monitorados, além de trabalhar a prevenção.

  • com informações da EPTV

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Justiça considera greve de professores em SBO abusiva

Casa que pegou fogo em Indaiatuba passa por nova avaliação da Defesa Civil

Guarda Municipal localiza desmanche de veículos em barracão no Jardim São José

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.