Piracicaba intensifica vacinação contra a febre amarela a partir desta segunda

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A prefeitura de Piracicaba vai intensificar a vacinação contra a febre amarela a partir desta segunda-feira, 14 de julho. A medida é uma resposta aos casos confirmados da doença em cidades vizinhas, como São Pedro e Itirapina. 

A partir de agora, cinco postos de saúde passam a oferecer a vacina também no período da noite, das 17h às 20h: UBSs Caxambu, Centro, Vila Rezende, Novo Horizonte e Parque Piracicaba. Durante o dia, a vacinação continua em todas as UBSs e USFs da cidade, exceto a UBS Paulista, das 8h às 15h. 

Além da ampliação de horários, a Secretaria de Saúde vai realizar ações específicas para imunizar moradores da zona rural, com visitas fora das unidades, busca ativa e reforço na cobertura vacinal. 

A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos, com alto risco de morte nas formas mais severas. A vacina é a principal forma de prevenção e deve ser tomada pelo menos dez dias antes de viagens para áreas de risco, como regiões de mata, beira de rios e pesqueiros. 

Em crianças, o esquema vacinal prevê duas doses: aos 9 meses e aos 4 anos. Quem inicia a vacinação após os 5 anos precisa de apenas uma dose, válida por toda a vida. No entanto, se a primeira dose tiver sido aplicada antes dos 5 anos, é necessário o reforço. 

A população deve apresentar documento com CPF ou Cartão SUS e, se possível, a caderneta de vacinação. 

A prefeitura também orienta que qualquer caso suspeito da doença ou macaco encontrado morto seja imediatamente comunicado ao Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (19) 3427-2400. É importante não tocar no animal e manter distância do local até a chegada dos técnicos. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Defesa Civil confirma fim dos focos de incêndio em Espírito Santo do Pinhal

Campanha de Multivacinação começa na região de Campinas com foco em crianças e adolescentes

Operação Drink Limpo retira mais de 2 mil bebidas vencidas de circulação em Amparo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.