Podas de raízes de árvores serão retomadas na semana que vem na Praça Silva Rego, em Campinas

Foto: Reprodução / Sérgio Doretto/EPTV Campinas

A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas promete retomar, na semana que vem, a reforma da Praça Silva Rego, localizada entre o Jardim Guanabara e o Jardim Chapadão. 

O local recebe, todos os finais de semana, uma feira de artesanato com aproximadamente 100 expositores, que se distribuem pelo passeio público debaixo da copa das árvores. 

Porém, as intervenções no local foram suspensas depois de uma polêmica entre os moradores do entorno e a Prefeitura, sobre a decisão de podar as raízes de cinco árvores de grande porte da praça. 

Segundo a Administração municipal, a decisão busca ampliar o passeio público onde as bancas ficam instaladas e são usadas para o trânsito dos visitantes. A representante dos comerciantes, Sarita Maccarini, reivindica a urgência das medidas. 

Os trabalhos foram iniciados na manhã da última quarta-feira (23), foram interrompidos pela Polícia Militar Ambiental. 

A corporação foi acionada por moradores do entorno, que apontavam a falta de documentação para embasar o procedimento. 

O comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, o Capitão Cléber Ventrone, negou que houvesse irregularidade no procedimento adotado pelo município. 

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, afirma que a decisão pela poda das árvores na praça conta com amparo legal, a partir da Lei Municipal de Arborização. 

O laudo técnico que deu respaldo à realização das podas em todas as árvores da Praça Silva Rego, foi emitido na última segunda-feira (21), pelo Departamento de Parques e Jardins. 

No entanto, o movimento ambientalista contesta a avaliação da Prefeitura.  

O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Ivan Alvarez, mora próximo da Praça Silva Rego e demonstra preocupação com a perda de estabilidade das plantas a partir da poda das raízes. 

Segundo a Prefeitura de Campinas, a retomada dos trabalhos de poda das raízes continuará sob responsabilidade de uma empresa terceirizada. 

À reportagem do GrupoEP, o secretário municipal Ernesto Paulella afirmou que pretende fazer uma reunião com moradores e comerciantes da região da Praça Silva Rego para apresentar o projeto detalhado das intervenções no local. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Cordeirópolis proíbe uso de água potável para fins não essenciais durante estiagem 

Temporal provoca quedas de árvores e alagamentos em Campinas 

Câmeras corporais da Polícia Militar de São Paulo

Câmeras corporais da PM terão leitura de placas de veículos e reconhecimento facial

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.