Empresário é preso em Campinas por vender fios elétricos fora das normas do Inmetro

Foto: Divulgação/DIG

Um empresário de 30 anos foi preso em flagrante em Campinas, suspeito de vender fios elétricos que não seguem as normas de segurança do Inmetro. A prisão aconteceu na última terça-feira (22) durante uma operação da Polícia Civil em uma empresa no bairro Jardim do Trevo, onde foram apreendidos cerca de 173 mil metros de fios irregulares.

A ação foi motivada por uma denúncia do Sindicel (Sindicato da Indústria dos Condutores Elétricos do Estado de São Paulo), que desconfiava da venda de materiais fora dos padrões técnicos exigidos no país.

Segundo o delegado Marcel Fehr, que conduz a investigação, os fios apreendidos podem ser usados em sistemas de alarme de incêndio. Isso aumenta a gravidade do caso, já que falhas nesses produtos podem comprometer o funcionamento de dispositivos de segurança e colocar vidas em risco.

Durante a vistoria, a polícia identificou nove tipos de fios fora das especificações técnicas, com problemas principalmente relacionados à resistência, flexibilidade e tolerância à temperatura. Agora, a investigação busca entender se há outros envolvidos no esquema, como fornecedores ou clientes que compraram o material.

Por se tratar de um crime inafiançável, o empresário foi levado para a cadeia anexa ao 2º Distrito Policial de Campinas, no entanto, após audiência de custódia durante a tarde dessa quarta-feira (23) o indiciado foi solto, e vai responder pelo crime em liberdade.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia Civil prende oito pessoas em operação contra tráfico de drogas e furto de veículos

Polícia Civil encontra mais de 6 mil porções de drogas em casa usada como depósito em Piracicaba

Homem é preso suspeito de matar mulher em Mogi Guaçu

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Homem é preso suspeito de matar mulher em Mogi Guaçu

Um homem, de 39 anos, foi preso suspeito de matar uma mulher, de 38, em Mogi Guaçu, na manhã deste domingo (26). Segundo a Polícia Militar, as equipes foram acionadas após vizinhos ouvirem gritos de socorro vindos da residência da vítima. O caso é investigado como feminicídio.

Confronto com PM termina com dois suspeitos mortos em Piracicaba

Dois homens morreram na noite desta sexta-feira (24) após um confronto com equipes da Polícia Militar, no bairro Gilda II, em Piracicaba . Segundo a corporação, os suspeitos reagiram à abordagem atirando contra os policiais, que revidaram. Nenhum agente ficou ferido.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.