A Polícia Federal cumpre nove mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (24) em Campinas, Sumaré e Hortolândia, contra suspeitos de envolvimento em uma organização criminosa especializada em ataques coordenados a agências bancárias.
Batizada de “Fênix”, a operação mira um grupo conhecido como “Domínio das Cidades”, que utiliza explosivos e táticas militares para invadir os prédios dos bancos.
As ordens cumpridas na manhã desta quinta-feira foram autorizadas pela Justiça Federal de Passos (MG), e são coordenadas pela Polícia Federal com o apoio operacional da Polícia Militar.
As investigações sobre a atuação da quadrilha começaram em abril, depois de um ataque violento a uma agência da Caixa localizada em Guaxupé (MG).
Com planejamento dividido por funções e fortemente armados, o grupo atacou simultaneamente as sedes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal da cidade mineira, ao mesmo tempo em que também usou explosivos de alto poder destrutivo para acessar o cofre da agência.
Neste caso, os criminosos conseguiram roubar cerca de R$ 2 milhões em dinheiro e em joias empenhadas.
As investigações continuam em andamento e outras informações devem ser divulgadas ainda hoje.
Segundo a corporação, os envolvidos neste grupo podem responder por Organização Criminosa, Roubo Majorado e Uso de Explosivos.