A Prefeitura de Piracicaba avalia a possibilidade de reabertura parcial do Mercado Municipal já a partir desta quinta-feira, caso os órgãos responsáveis atestem a segurança da estrutura. A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e secretarias municipais vão autorizar ou não a liberação após a limpeza do local. Enquanto isso, a Polícia Civil investiga as causas do incêndio que atingiu o Mercadão na madrugada desta quarta-feira.
O fogo começou por volta das 2h da manhã e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido, mas 17 boxes foram atingidos pelas chamas. A área afetada representa cerca de 25% do total do mercado, que tem mais de 3.300 metros quadrados. Essa parte será isolada com tapumes metálicos, enquanto o restante poderá voltar a funcionar gradualmente.
A força-tarefa montada pela Prefeitura acompanha os trabalhos desde cedo. A prioridade, segundo informações da administração, é garantir a segurança e apoiar os permissionários. Alguns lojistas têm seguro próprio, mas para os que não possuem, a Prefeitura vai realizar uma reunião com a Associação para buscar formas de amparo.
A etapa de limpeza e avaliação estrutural das áreas atingidas deve ocorrer ainda hoje. Só depois será possível restabelecer a energia elétrica e liberar o acesso dos lojistas aos seus boxes.
O prédio centenário do Mercadão de Piracicaba, inaugurado em 1888, é tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade e abriga cerca de 150 lojistas permissionários.