Uma semana após o incêndio que atingiu o Mercado Municipal de Piracicaba, a Prefeitura estuda a instalação de uma estrutura provisória no bolsão de estacionamento do local para abrigar os permissionários afetados pelo incêndio na madrugada do último dia 23.
A proposta busca garantir que os comerciantes possam retomar suas atividades o quanto antes, enquanto avança o planejamento para a reconstrução do prédio.
O fogo comprometeu cerca de 25% da estrutura e atingiu diretamente 19 boxes, deixando comerciantes sem espaço físico para trabalhar. Diante da situação, a administração municipal tem articulado medidas emergenciais para mitigar os prejuízos e garantir apoio aos permissionários.
A gestão do Mercado é feita em parceria público-privada entre a Prefeitura e a Associação de Comerciantes do espaço.
Além das ações imediatas, a Prefeitura também já se reuniu com o Condepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) para buscar aprovação da reconstrução do prédio.
A Associação de Comerciantes reforçou que segue em diálogo com os permissionários e com a Prefeitura para garantir as melhores soluções. O prédio conta com seguro, contratado pela própria Associação, que ficará responsável pelo processo de reconstrução.
A reunião mais recente contou com representantes das secretarias de Obras, Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Segurança Pública, entre outras.
Funcionamento mantido
A parte preservada do Mercado Municipal funciona normalmente desde a última sexta-feira: de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h30; aos sábados das 6h às 13h; e aos domingos e feriados das 6h às 12h.