O prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), se reuniu na tarde desta segunda-feira com os permissionários que perderam os espaços no incêndio que atingiu o Mercado Municipal na última quarta-feira. O encontro foi realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acipi).
O fogo atingiu cerca de 25% da estrutura do prédio e afetou diretamente 19 boxes. A Prefeitura estuda instalar uma estrutura provisória no bolsão de estacionamento do Mercadão para que os comerciantes possam retomar o trabalho o quanto antes. Segundo a administração, ainda é preciso levantar as necessidades logísticas e estruturais para viabilizar a proposta.
Outra frente discutida na reunião foi o acesso a linhas de crédito com juros baixos, que podem ser pedidas junto ao governo estadual para ajudar os permissionários na recomposição de estoque e compra de equipamentos.
A gestão do espaço é feita em parceria público-privada entre a Prefeitura e a Associação de Comerciantes. A reconstrução da parte atingida será conduzida com apoio do seguro contratado pela própria associação. A liberação para obras já começou a ser discutida com o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac).
Participaram do encontro representantes das secretarias municipais de Obras, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Turismo e Segurança Pública.
A parte preservada do Mercado Municipal voltou a funcionar normalmente desde sexta-feira. O atendimento ocorre de segunda a sexta das 6h às 17h30, aos sábados das 6h às 13h e aos domingos e feriados das 6h ao meio-dia.