O Seu Cícero é um dos moradores do Lar dos Velhinhos de Campinas e recentemente passou por uma situação complicada com um quadro de infecção urinária.
Aos 78 anos, o aposentado foi um dos 158 mil homens que precisaram passar por procedimento clínico para tratar infecção de urina no estado de São Paulo em 2024.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o índice registrou aumento de 22% na comparação com 2023. Entre as mulheres, os quadros de infecção urinária são ainda mais comuns.
Ainda segundo o governo paulista, foram mais de 385 mil procedimentos para tratar esse quadro no ano passado, avanço de pouco mais de 20% na comparação com 2023.
O quadro do Seu Cícero foi acompanhado de perto pelo médico geriatra Paulo Afonso Sandy Júnior, explica que a infecção urinária pode apresentar diferentes níveis.
O geriatra alerta que certas doenças podem predispor o homem a um quadro de infecção urinária, e que o monitoramento periódico da saúde é fundamental.
Mas a infecção urinária também pode ser provocada por um aumento benigno da próstata, como explica o médico urologista Bruno Resende.
Ainda segundo os especialistas, algumas práticas ajudam a evitar um quadro de infecção urinária. Entre eles, beber água com frequência e não segurar a vontade de urinar por um período superior a três horas.