Procedimentos clínicos para tratar infecção urinária disparam no estado de São Paulo

Foto: Reprodução / Pixabay

O Seu Cícero é um dos moradores do Lar dos Velhinhos de Campinas e recentemente passou por uma situação complicada com um quadro de infecção urinária. 

Aos 78 anos, o aposentado foi um dos 158 mil homens que precisaram passar por procedimento clínico para tratar infecção de urina no estado de São Paulo em 2024. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o índice registrou aumento de 22% na comparação com 2023. Entre as mulheres, os quadros de infecção urinária são ainda mais comuns.  

Ainda segundo o governo paulista, foram mais de 385 mil procedimentos para tratar esse quadro no ano passado, avanço de pouco mais de 20% na comparação com 2023. 

O quadro do Seu Cícero foi acompanhado de perto pelo médico geriatra Paulo Afonso Sandy Júnior, explica que a infecção urinária pode apresentar diferentes níveis. 

O geriatra alerta que certas doenças podem predispor o homem a um quadro de infecção urinária, e que o monitoramento periódico da saúde é fundamental. 

Mas a infecção urinária também pode ser provocada por um aumento benigno da próstata, como explica o médico urologista Bruno Resende. 

Ainda segundo os especialistas, algumas práticas ajudam a evitar um quadro de infecção urinária. Entre eles, beber água com frequência e não segurar a vontade de urinar por um período superior a três horas. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas ganha iluminação especial de Natal em cinco pontos da cidade

Plantão de vacinação em Limeira acontece em três locais neste fim de semana

Homem é preso ao exigir dinheiro de rede de farmácias para evitar publicações falsas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.