Região tem diversas queimadas no fim de semana; Defesa Civil estende alerta para incêndios

Foto: Gustavo Biano/EPTV

O período seco, com pouca chuva, e ventos fortes deste inverno tem sido favorável para queimadas. Durante o último fim de semana, foram doze registros de queimadas na Região Metropolitana de Campinas. A situação fez com que a Defesa Civil estendesse o alerta para o risco de incêndios na região pelo menos até a quarta-feira (23).

Em Campinas, moradores de um condomínio no Jardim São Gabriel fizeram imagens que registram a queimada.  O fogo foi em uma área de mata próxima, mas se espalhou muito rápido e chegou bem perto dos apartamentos. O síndico e o zelador que conseguiram combater o incêndio.

O foco do incêndio começou na última sexta-feira, mas no domingo ainda havia fumaça na parte de cima do terreno, perto de outro condomínio residencial. Os moradores ficaram apreensivos, por conta da tubulação de gás, que fica bem perto do muro que separa o terreno dos prédios.

Uma área de vegetação também pegou fogo no parque São Quirino, em Campinas. A fumaça se espalhou por vários pontos e, segundo os moradores, a área é bem próxima do centro de saúde do bairro. Os bombeiros foram ao local e trabalharam no combate as chamas.

Em Indaiatuba, um incêndio atingiu uma plantação de uvas, no bairro das Videiras. Em Valinhos, uma grande área às margens da rodovia Anhanguera também pegou fogo e mobilizou equipes da concessionária e dos Bombeiros.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Sidnei Furtado, toda a região metropolitana de Campinas é monitorada via satélite pelo INPE – o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Quando há um sinal de incêndio, as equipes das prefeituras são avisadas.

O alerta para riscos de incêndio na região deve durar até a quarta-feira (23). De acordo com a Defesa Civil do estado, a preocupação é a grande quantidade de pessoas que vivem na RMC. Os incêndios em áreas urbanas são um risco florestal, mas também apresentam perigo para a saúde das pessoas que vivem no entorno das áreas queimadas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Foto: Kevin Kamada/CBN Campinas

À espera da conclusão das obras, moradores da região da Miguel Melhado amargam transtornos

Mais de 2 mil vacinas foram aplicadas em ação especial no Aeroporto de Viracopos

Criança de 2 anos é atacada por pitbull e morre em Hortolândia

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.