A nova pesquisa da Abrasel mostra que 14% dos bares e restaurantes da região de Campinas operaram com prejuízo em maio, abaixo da média nacional, que foi de 18%. É o menor índice desde dezembro de 2024. Segundo o levantamento, 45% das empresas da região tiveram lucro e 41% ficaram no equilíbrio.
A pesquisa aponta também que 30% dos estabelecimentos locais estão com algum tipo de pagamento em atraso, como impostos, aluguéis ou empréstimos. Os principais débitos são com impostos federais (88%), estaduais (67%) e municipais (29%).
Outro dado mostra que 29% dos empresários não conseguiram reajustar os preços dos cardápios nos últimos 12 meses. Outros 66% fizeram reajustes abaixo da inflação. A alta dos insumos continua pressionando o setor, com produtos como café moído, carne e frango subindo bem acima da média da alimentação fora de casa, que acumula 7,7% de inflação no período.
A Abrasel avalia que o Dia das Mães ajudou a melhorar o faturamento, mas alerta que o cenário ainda exige cuidado, principalmente por causa da dificuldade de repassar os custos aos clientes.