Campinas tem 19 bairros em alerta para o risco de transmissão de dengue, zika e chikungunya. A Secretaria de Saúde divulgou nesta quinta-feira, dia 3, a nova edição do Alerta Arboviroses, que indica as regiões onde haverá intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
As áreas em foco estão distribuídas por todas as regiões da cidade. Na região Leste, o Parque São Quirino está em alerta. No Noroeste, os bairros são o Conjunto Habitacional Parque da Floresta e o Conjunto Residencial Parque São Bento.
Na região Norte, entram na lista o Real Parque, Jardim São Gonçalo e Vila Padre Anchieta. Já no Sudoeste, os trabalhos serão reforçados no Jardim São Cristóvão, Jardim Adhemar de Barros, Jardim Esplanada e Jardim Princesa.
No Sul, os bairros são Jardim Monte Cristo, Parque Oziel e Jardim do Lago Continuação. E no Suleste, os alertas valem para Imperial Parque, Sousas, Jardim Conceição (Sousas), Vila Santana, Jardim Santa Judith e o Loteamento Parque São Martinho.
A seleção dos bairros é feita com base em critérios técnicos, como o número de casos confirmados, densidade populacional, presença de imóveis de difícil acesso e outros indicadores de risco. A recomendação é que os moradores dessas áreas e também dos bairros vizinhos reforcem os cuidados e eliminem qualquer ponto com água parada.
As visitas são feitas por funcionários da empresa contratada Impacto Controle de Pragas, identificados com camiseta laranja ou verde com logotipo da empresa e crachá. Voluntários que atuam nos mutirões vestem colete laranja com a frase “Campinas contra o mosquito”.
Em caso de dúvida sobre a identificação das equipes, a população pode ligar para o 156 durante a semana ou para a Defesa Civil no 199 aos fins de semana e feriados.