Ouça a reportagem na íntegra.
O estado de São Paulo é responsável por 50 das 304 notificações de tráfico de pessoas registradas no Sistema Único de Saúde (SUS), em 2024, no Brasil. Os números do Governo Federal mostram que São Paulo representa 16,4% do total.
Os dados apontam ainda que as denúncias anônimas feitas através do Disque Direitos Humanos (Disque 100) foi de 69 no Brasil no ano passado. Dessas, 14 foram em SP, ou seja, 20%. Cristiane Lopes, Procuradora do Ministério Público do Trabalho, falou sobre o combate.
Nesta semana, Campinas sediou um evento para discutir o enfrentamento ao tráfico de pessoas. Durante o encontro, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lançou um Manual de Prevenção e Combate ao Tráfico de Pessoas na Aviação, que será distribuído entre trabalhadores do setor. Edson de Souza, delegado da Polícia Federal em Campinas, explicou detalhes desse tipo de crime.
A cartilha apresenta protocolos de observação e procedimentos a serem seguidos para identificar situações de tráfico de pessoas e exemplos práticos de atuação nos aeroportos. O gerente técnico da Anac, Werllen Andrade, apontou que ela é uma forma de esclarecer dúvidas e auxiliar nas denúncias.
O manual lançado pela Anac é direcionado aos profissionais da aviação civil e será distribuído diretamente às empresas do setor. O objetivo é promover a segurança na aviação civil.