A tela de proteção que envolve a estrutura do antigo Palácio da Justiça, em Campinas, foi retirada nesta sexta-feira (25). Inaugurado em 1942, com arquitetura em art déco, o prédio, agora administrado pela Prefeitura, foi rebatizado de Palácio da Cidade. De acordo com o Executivo, nas próximas semanas também serão retirados os andaimes.
O serviço foi executado por uma empresa contratada pelo poder judiciário paulista. Na época da contratação, o prédio estava sob responsabilidade do Estado. O prédio foi transferido ao Município no começo deste ano e passa por reformas.
A Prefeitura informou que a recuperação do telhado já foi finalizada. A próxima etapa será a reforma das instalações hidráulicas e elétricas. Depois disso, ganhará uma nova pintura interna.
A fachada irá passar por limpeza, preservando a configuração original. Desde 2010, o edifício é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), pela importância histórica, cultural e arquitetônica.
Funcionamento
A previsão é de que o Palácio da Cidade entre em funcionamento no primeiro semestre de 2026. Nos seis pavimentos, funcionarão serviços de diversas áreas da Prefeitura e de outros órgãos, entre eles Sanasa, Emdec, CPFL, CPAT, Ceprocamp, entre outros.
No local também haverá postos de atendimento do Procon, da Vigilância Sanitária, do Cadastro Único e do 156/Protocolo.
