Três maiores cidades da RMC não atingem meta de alfabetizar crianças de até sete anos em 2024

Dados do Ministério da Educação mostram que três das maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas não atingiram a meta do Governo Federal para a alfabetização de crianças de até sete anos em 2024. 

Segundo o Padrão Nacional de Alfabetização, Campinas por exemplo tinha o objetivo de superar a marca de alfabetização para 47% dos pequenos no ano passado, mas o índice encerrou o ano em 41,49%. 

Um cenário semelhante ao de Sumaré, que terminou o ano passado com taxa de 48,21% das crianças de até sete anos alfabetizadas. A meta era de pouco mais de 55%. 

Já em Hortolândia, as crianças alfabetizadas de até sete anos no ano passado compunham 55% do grupo, mas o objetivo não atingido era chegar aos 61%. 

Para a especialista em educação infantil e pedagoga, Lucelaine Zampolim, a alfabetização nessa faixa etária é importante para criar a capacidade de analisar contextos. 

Lucelaine também defende que o processo de aprendizagem do alfabeto seja particularizado para a realidade social e econômica de cada criança. 

Em nota, a Prefeitura de Campinas afirmou investir na formação de professores e na capacitação dos profissionais por meio da tecnologia. 

Segundo a Secretaria de Educação, as 45 escolas municipais de Ensino Fundamental estão integradas a uma rede de bibliotecas escolares, com o objetivo de estimular a leitura e criar uma cultura de olhar crítico sobre as questões do mundo. 

Também por meio de nota, a Prefeitura de Sumaré destaca avanços com a contratação de professores, a formação continuada e a definição de metas educativas. 

A administração municipal também diz apostar em um plano de carreira para a valorização dos servidores. 

A Prefeitura de Hortolândia não se posicionou sobre a divulgação dos números do Padrão Nacional de Alfabetização. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

Trigêmeos prematuros recebem alta após 38 dias de internação em Americana

Instituições de ensino e esportivas lançam Programa Antirracista pela Cor do Esporte

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

O Observatório Municipal de Americana vai ampliar os dias de visitação a partir desta semana. Além das quartas e sextas-feiras, o espaço também estará aberto às quintas-feiras, sempre às 21h30. A entrada é gratuita. As visitas são feitas em grupos de até 15 pessoas e precisam ser agendadas previamente pelo telefone (19) 3408-4800. Durante o passeio, os visitantes recebem explicações técnicas e podem observar os astros, conhecer os telescópios, ver painéis fotográficos e participar de um bate-papo sobre astronomia. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.