Única interessada, Funcamp pode seguir na gestão do Hospital Estadual de Sumaré

foto: divulgação Hospital Sumaré

A Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) foi a única instituição a demonstrar interesse até agora no chamamento público aberto pelo governo do Estado de São Paulo para a escolha de uma nova Organização Social de Saúde (OSS) responsável pela administração do Hospital Estadual de Sumaré (HES). O prazo para envio do plano operacional termina no próximo dia 21 de julho, e o processo deve ser finalizado até o fim do mês, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.

A participação da Funcamp, que já administra a unidade atualmente, pode significar o desfecho de um impasse que se arrasta há meses. Em abril, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) chegou a apontar irregularidades no contrato vigente, colocando em xeque a continuidade da gestão. Desde então, a permanência da fundação à frente do hospital vinha sendo questionada, o que gerou incertezas entre funcionários e pacientes atendidos no local.

Apesar de o chamamento ainda estar aberto, a ausência de outras entidades interessadas reforça a possibilidade de a Funcamp permanecer como responsável pela operação do hospital, que é referência para seis municípios da região: Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Americana e Santa Bárbara d’Oeste.

Em nota divulgada no último dia 7, a Secretaria da Saúde esclareceu que a medida não representa uma privatização da unidade, mas sim uma forma de garantir maior transparência, eficiência e qualidade na administração dos serviços públicos. O modelo de OSS prevê que o Estado continue custeando integralmente a unidade, ao mesmo tempo em que monitora metas assistenciais e avalia a prestação de contas da organização escolhida.

O Hospital Estadual de Sumaré oferece uma ampla gama de especialidades, incluindo clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, neurocirurgia, ortopedia, otorrinolaringologia e diversas áreas cirúrgicas.

Se a Funcamp confirmar a permanência, a expectativa é de que a transição ocorra sem impactos no atendimento à população. A definição oficial será conhecida após a análise do plano operacional entregue pela fundação e a homologação do resultado pela secretaria.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba confirma mais duas mortes por dengue e chega a 21 óbitos pela doença em 2025; RMC chega a 206

“Flores e Sabores de Campinas” acontece neste sábado

Suspeito de agredir personal em bar é identificado no DF

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.