A vacinação contra a gripe segue com baixa adesão em Campinas. Em 13 semanas de campanha, foram aplicadas pouco mais de 320 mil doses, o que representa apenas parte do público estimado para receber a proteção. A vacina está disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade e protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B.
Entre os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, a cobertura está longe da meta de 90%. Até agora, foram vacinados pouco mais da metade dos idosos (53,7%), apenas 38,6% das crianças e 33,9% das grávidas. Ao todo, esses três grupos somam cerca de 298 mil pessoas em Campinas.
Mesmo com diversas ações para facilitar o acesso à vacina — como aplicação em terminais de ônibus, shoppings e supermercados —, a procura segue abaixo do esperado. Um Dia D também foi realizado em abril, mas o resultado ainda não foi suficiente para atingir os níveis ideais de cobertura.
A vacina contra a gripe segue disponível nos centros de saúde, sem necessidade de agendamento. Basta levar documento com foto e, se tiver, a carteira de vacinação. Além da vacinação, a Secretaria de Saúde reforça a importância de medidas simples para evitar doenças respiratórias, como lavar as mãos com frequência, manter os ambientes ventilados e usar máscara em caso de sintomas gripais.