Vacinação contra gripe em Campinas ainda está abaixo da meta

Foto: Fernanda Sunega/Prefeitura Municipal de Campinas / arquivo

A vacinação contra a gripe segue com baixa adesão em Campinas. Em 13 semanas de campanha, foram aplicadas pouco mais de 320 mil doses, o que representa apenas parte do público estimado para receber a proteção. A vacina está disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade e protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B.

Entre os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, a cobertura está longe da meta de 90%. Até agora, foram vacinados pouco mais da metade dos idosos (53,7%), apenas 38,6% das crianças e 33,9% das grávidas. Ao todo, esses três grupos somam cerca de 298 mil pessoas em Campinas.

Mesmo com diversas ações para facilitar o acesso à vacina — como aplicação em terminais de ônibus, shoppings e supermercados —, a procura segue abaixo do esperado. Um Dia D também foi realizado em abril, mas o resultado ainda não foi suficiente para atingir os níveis ideais de cobertura.

A vacina contra a gripe segue disponível nos centros de saúde, sem necessidade de agendamento. Basta levar documento com foto e, se tiver, a carteira de vacinação. Além da vacinação, a Secretaria de Saúde reforça a importância de medidas simples para evitar doenças respiratórias, como lavar as mãos com frequência, manter os ambientes ventilados e usar máscara em caso de sintomas gripais.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Pedestres relatam medo na travessia entre Glicério e Benjamin após acidentes no final de semana

Justiça considera greve de professores em SBO abusiva

Casa que pegou fogo em Indaiatuba passa por nova avaliação da Defesa Civil

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.