Valinhos confirmou os três primeiros casos de raiva em morcegos neste ano. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (11) após a chegada dos laudos do Instituto Pasteur. Dois morcegos foram recolhidos no Parque das Colinas e um na região central da cidade, todos no mês de junho. Segundo a Prefeitura, nenhum dos animais teve contato com humanos.
Desde o início do ano, a Divisão de Vigilância em Zoonoses já enviou 131 amostras de animais ao instituto, incluindo cães, gatos, gambás e macacos. Destas, 80 eram de morcegos.
Neste sábado (12), uma ação será realizada no Parque das Colinas para orientar moradores sobre os riscos da raiva e a importância de manter cães e gatos vacinados. Haverá entrega de materiais educativos.
A orientação é que, ao encontrar um morcego caído no chão, seja vivo ou morto, a pessoa nunca tente manusear o animal. A recomendação é isolá-lo com um balde ou caixa virada para baixo e acionar a Divisão de Zoonoses pelo telefone ou WhatsApp (19) 3829-1252 para recolhimento seguro e análise.
A raiva é uma doença grave e letal tanto para animais quanto para humanos. A principal forma de prevenção é manter a vacinação antirrábica dos animais domésticos em dia. Em Valinhos, é possível agendar a aplicação da vacina com a própria divisão.