183 armas apreendidas em Americana; empresário é investigado por ligação com o Comando Vermelho

Foto: Reprodução/Polícia Civil

Uma operação conjunta do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público e da Polícia Militar de Piracicaba apreendeu, nesta quinta-feira, 183 armas de fogo em Americana, incluindo 20 fuzis.  

A ação faz parte da segunda fase da Operação Red Flag, que investiga um empresário de 46 anos suspeito de fornecer armamentos para a facção criminosa Comando Vermelho, com atuação no Rio de Janeiro. 

As armas estavam escondidas em um bunker secreto dentro de uma loja de armas localizada no bairro Santa Sofia. O compartimento era acessado por um botão eletrônico escondido sob uma mesa, que destravava uma porta secreta.  

O local já havia sido alvo de outra operação em maio, quando um empresário de 68 anos foi preso por envolvimento no mesmo esquema. As autoridades agora investigam se o filho dele assumiu as atividades após a prisão do pai. 

Além da loja, foram cumpridos mandados de busca em um clube de tiro em Americana, e nas residências dos investigados em Paulínia e Atibaia. Apesar da grande apreensão, ninguém foi preso nesta fase da operação. A Polícia Militar informou que o objetivo foi verificar a legalidade das armas e aprofundar as investigações sobre a logística de fornecimento para o crime organizado. 

Segundo o Ministério Público, há indícios de que grande parte do arsenal não seja legalizado. As armas estavam registradas em nomes de pessoas presas ou sem qualquer documentação válida. O material foi encaminhado para perícia, e as investigações continuam para identificar outros envolvidos e confirmar a origem das armas 3. 

A primeira fase da operação, realizada em maio, já havia apreendido mais de 570 armas e revelado um esquema que movimentava até R$ 5 milhões por mês, com atuação em diversos estados brasileiros. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.