O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Capivari combateram um incêndio de grandes proporções, que atingiu aproximadamente 22 mil m² em área de mata e de preservação permanente (APP), na tarde desta sexta-feira (22). O incêndio foi registrado entre os condomínios Piazza Di Roma e Terras de Capivari.
Durante a ocorrência, moradores do entorno informaram as autoridades que um adolescente de 13 anos havia iniciado o fogo. A babá do adolescente confirmou que ele usou um isqueiro para atear fogo em uma área do loteamento Piazza Di Roma, de onde as chamas se propagaram para outras áreas e alcançaram o condomínio vizinho.
Segundo a Defesa Civil, as chamas se espalharam rapidamente, exigindo a retirada de animais de pastos, galinheiros e canis, além de ter se aproximado de residências. A ação imediata das equipes evitou maiores danos.
Após o combate, o caso foi registrado na Polícia pela Defesa Civil, e os pais do menino foram conduzidos à delegacia da cidade.
Eles devem responder pelo crime de provocar incêndio em floresta ou em outras formas de vegetação. A ocorrência também será apresentada ao Policiamento Ambiental, ao Ministério Público e ao GAEMA (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), que devem dar andamento às medidas cabíveis.
O órgão municipal alerta para os riscos provocados pelo uso irregular do fogo, que pode se alastrar de maneira descontrolada, causando prejuízos ambientais, colocando em risco a vida de pessoas e animais, além de gerar danos ao patrimônio. Ressaltou que é fundamental que os pais orientem seus filhos sobre os perigos dessa prática.