Câmara de Paulínia aprova Frente Parlamentar para tratar problemas na Tríplice Fronteira

Imagem: Google Maps

A Câmara de Vereadores de Paulínia aprovou, na sessão desta terça-feira, a criação de uma Frente Parlamentar com foco nos problemas enfrentados pelos bairros localizados na chamada “Tríplice Fronteira” — região que faz divisa com Americana e Cosmópolis. 

O grupo parlamentar tem como objetivo levantar um diagnóstico real das dificuldades vividas pelos moradores dos núcleos habitacionais Recanto das Águas, São Matilde, Pôr-do-Sol, São Joaquim, Marieta Dian e Village São Joaquim. Juntos, esses bairros abrigam cerca de 2 mil famílias. 

Apesar de muitos moradores pagarem impostos para Americana ou Cosmópolis, há uma demanda significativa por serviços públicos de Paulínia. Um exemplo disso é o fornecimento de água por caminhões-pipa, feito pela Prefeitura de Paulínia, além do transporte coletivo que atende parte da região. 

A Frente Parlamentar não tem poder de criar leis, mas será um espaço importante para discutir melhorias, cobrar responsabilidades e propor soluções junto à sociedade civil e aos órgãos públicos. A ideia é unir forças para enfrentar os desafios da região, que sofre com a precariedade na prestação de serviços básicos. 

Em 2020, o Ministério Público já havia promovido reuniões entre os três municípios para tratar dessas questões. Desde então, encontros têm sido realizados para tentar dividir as responsabilidades e melhorar o atendimento à população. Também naquele ano a Câmara havia protocolado um pedido de informações para a prefeitura sobre a possibilidade de anexar os bairros que pertencem à Cosmópolis. 

No começo do mês, as prefeituras de Americana, Paulínia e Cosmópolis anunciaram que vão trabalhar juntas para organizar os serviços públicos na Tríplice Fronteira.  

O plano é mapear os serviços oferecidos e corrigir situações em que uma cidade atende áreas que pertencem a outra, garantindo mais segurança jurídica e qualidade de vida para os moradores. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.