Jovens de 15 a 19 anos que ainda não tomaram a vacina contra o HPV têm uma nova chance em Campinas. Equipes da Secretaria de Saúde estão visitando escolas públicas e privadas para ampliar a cobertura vacinal e proteger os adolescentes contra o vírus.
A meta é vacinar 30 mil jovens que ainda não foram imunizados. A campanha começou em agosto e vai até outubro, como parte de uma estratégia estadual em parceria com o Ministério da Saúde.
Dados atualizados mostram que Campinas já vacinou 91% das meninas e 71% dos meninos nascidos entre 2010 e 2015. A meta é atingir pelo menos 90% em cada grupo, com foco maior nos meninos, que ainda estão abaixo do ideal.
Além dos adolescentes de 15 a 19 anos, a campanha inclui o público padrão de 9 a 14 anos. Outras vacinas também são oferecidas durante as ações, conforme o calendário vacinal.
Para se vacinar, é preciso levar documento com foto e caderneta de vacinação. A vacina também está disponível nos 69 postos de saúde da cidade.
O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Pode causar verrugas genitais e está ligado a vários tipos de câncer. A vacina é gratuita pelo SUS e protege contra os tipos mais frequentes do vírus.