A partir desta segunda-feira, dois pontos de fiscalização eletrônica passam a monitorar a entrada irregular de veículos de carga em áreas com restrição de circulação em Campinas. Os radares já existentes na Avenida Brasil e na Avenida Prestes Maia agora também vão identificar caminhões que acessam indevidamente a área interna do Anel de Integração Engenheiro Rebouças.
Na Avenida Prestes Maia, o radar está instalado no sentido Centro, antes da Avenida Prefeito Faria Lima. Já na Avenida Brasil, o equipamento fica no sentido Centro, na altura da Avenida Barão de Itapura.
Segundo a Emdec, o objetivo é aumentar a segurança viária e reduzir o risco de acidentes e congestionamentos causados por veículos de grande porte, além de evitar danos à fiação elétrica. Desde o início de 2024, foram registradas 15 ocorrências envolvendo caminhões enroscados em redes aéreas.
A circulação de veículos de carga com comprimento superior a 6,30 metros está proibida:
- De segunda a sexta-feira, das 6h às 20h
- Aos sábados, das 6h às 14h
Para trafegar nessas áreas, é necessário obter uma autorização especial da Emdec, válida para atividades como mudanças, obras ou concretagem.
O sistema funciona por meio da leitura das placas dos veículos, que são cruzadas com o banco de dados de autorizações. Caso não haja permissão registrada, o veículo será autuado. A infração é considerada média, com multa de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos na CNH.
Quem pode circular sem restrição:
- Veículos de concretagem e concretagem-bomba
- Veículos de imprensa
- Transporte de caçambas de entulho
- Transporte de combustível, oxigênio e gás
Esses veículos podem circular nas áreas internas do Anel de Integração e no distrito de Nova Aparecida:
- De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
- Aos sábados, das 6h às 9h
A Emdec reforça que o monitoramento eletrônico é mais uma medida para garantir a fluidez e segurança no trânsito da cidade.