A 46ª morte causada pelo vírus influenza em Campinas este ano foi confirmada nesta terça-feira pela Secretaria Municipal de Saúde. O paciente, de 71 anos, morreu no dia 25 de julho. Ele tinha comorbidades e não estava vacinado contra a doença.
Do total de mortes por gripe, 38 foram de pessoas que não receberam a vacina. Já entre os oito que receberam o imunizante, seis estavam adequadamente imunizados. A vacina leva 15 dias para garantir a proteção ideal e duas pessoas apresentaram os sintomas da doença antes deste período. Apenas uma vítima da doença não tinha doenças preexistentes.
Em 2025, Campinas contabiliza 350 casos e 46 mortes pelo vírus causador da gripe. Ainda em agosto, o número de casos e óbitos supera todo 2024, que a cidade registrou 342 pessoas com a síndrome e 30 mortes pela doença.
A vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir de 6 meses nos 69 centros de saúde de Campinas. Para receber a dose, basta levar documento com foto e a caderneta de vacinação, se tiver. Não é necessário agendamento.
A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 90% de cada um dos três grupos que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. Mas até agora, 55% dos idosos, 45% das crianças e 41% das gestantes receberam a vacina.