Campinas começa neste sábado uma ação para ampliar a vacinação contra o HPV em adolescentes de 15 a 19 anos. A estratégia, chamada de “resgate”, vai até outubro e pretende imunizar cerca de 30 mil jovens que perderam a chance de se vacinar antes.
Desde abril do ano passado, o Ministério da Saúde orienta a aplicação de dose única contra o HPV em crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, com oferta temporária para não vacinados de 15 a 19 anos. A medida estadual foi organizada em quatro fases, priorizando cidades com mais pessoas sem a vacina. Campinas participa da primeira etapa, junto com outros 29 municípios.
O reforço começa durante o 17º Fórum de Profissões, neste sábado, das 10h às 17h, no Centro de Eventos da Secretaria de Educação, no Jardim do Vovô. A entrada é gratuita. Além do HPV, estarão disponíveis vacinas contra outras doenças, conforme indicação, para pessoas a partir dos 4 anos. Para receber o imunizante, é necessário documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.
A vacina contra o HPV segue disponível nos 69 centros de saúde da cidade. Até outubro, equipes também vão percorrer escolas municipais, estaduais e particulares, além de promover outras ações de imunização.
A cobertura vacinal atual para nascidos entre 2010 e 2015 é de 91,31% entre meninas e 71,28% entre meninos. A meta é atingir pelo menos 90% em ambos os grupos.