A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) anunciou nesta sexta-feira (1º) os detalhes do Vestibular Unicamp 2026.
Neste ano, a universidade vai ofertar um total de 2.520 vagas em seus 69 cursos de graduação, na Cidade Universitária e nos campi de Piracicaba e de Limeira.
Ao todo, 31 cidades no estado de São Paulo e seis capitais vão receber a aplicação dos exames.
A prova deste ano tem três grandes novidades. Na segunda fase, o segundo dia das provas terá duas questões a menos de cada área do conhecimento.
Segundo a Comvest, a decisão é baseada em estudos realizados ao longo dos últimos vestibulares, e busca garantir mais tempo para que o vestibulando possa raciocinar e responder às perguntas dissertativas.
Outra grande novidade é o fim da prova de Habilidades Específicas para o curso de Arquitetura. Até o ano passado, esse exame era aplicado somente em Campinas.
A coordenadora acadêmica da Comvest, Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, explica que a decisão busca democratizar o acesso à universidade, para os candidatos que não têm condição de se deslocar à metrópole para fazer as provas.
Ainda para este ano, a Comvest anunciou que a aplicação das provas também vai acontecer às 9h00 da manhã.
Segundo a comissão, o objetivo é evitar problema com eventos climáticos que geralmente ocorrem no final de tarde. A disputa para os chamados “treineiros” também está mantida.
O coordenador-geral da Unicamp, o professor Fernando Coelho, destaca que a nova edição do vestibular reafirma o compromisso da universidade com a formação de estudantes com pensamento crítico para os problemas globais.
Assim como nos processos seletivos desde 2017, este Vestibular Unicamp também vai manter as vagas para as chamadas cotas étnico-raciais. O professor Fernando Coelho reitera o caráter técnico da modalidade.
Questionado sobre a decisão do Conselho Universitário que autorizou o processo de criação dos cursos de Direito, Fisioterapia, Licenciatura em História e Letras-Inglês, o reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, afirmou que a implementação depende de discussões de orçamento mais aprofundadas.
Montagner afirmou que a universidade faz um grande esforço para ampliar sua relação de cursos, mantendo a sustentabilidade financeira.
A primeira fase do Vestibular Unicamp 2026 será aplicada no dia 26 de outubro. A segunda fase acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
Já as provas de habilidades específica serão aplicadas entre os dias 3 e 5 de dezembro. A taxa de inscrição neste ano é de R$ 221.
O formulário de inscrição, a guia de pagamento, o pedido de redução da taxa e o manual do candidato podem ser consultados no www.comvest.unicamp.br.