Com menos questões na segunda fase, Unicamp apresenta os detalhes do Vestibular 2026

Foto: Kevin Kamada/CBN Campinas

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) anunciou nesta sexta-feira (1º) os detalhes do Vestibular Unicamp 2026. 

Neste ano, a universidade vai ofertar um total de 2.520 vagas em seus 69 cursos de graduação, na Cidade Universitária e nos campi de Piracicaba e de Limeira. 

Ao todo, 31 cidades no estado de São Paulo e seis capitais vão receber a aplicação dos exames. 

A prova deste ano tem três grandes novidades. Na segunda fase, o segundo dia das provas terá duas questões a menos de cada área do conhecimento. 

Segundo a Comvest, a decisão é baseada em estudos realizados ao longo dos últimos vestibulares, e busca garantir mais tempo para que o vestibulando possa raciocinar e responder às perguntas dissertativas. 

Outra grande novidade é o fim da prova de Habilidades Específicas para o curso de Arquitetura. Até o ano passado, esse exame era aplicado somente em Campinas. 

A coordenadora acadêmica da Comvest, Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, explica que a decisão busca democratizar o acesso à universidade, para os candidatos que não têm condição de se deslocar à metrópole para fazer as provas. 

O coordenador-geral da Unicamp, o professor Fernando Coelho, destaca que a nova edição do vestibular reafirma o compromisso da universidade com a formação de estudantes com pensamento crítico para os problemas globais. 

Assim como nos processos seletivos desde 2017, este Vestibular Unicamp também vai manter as vagas para as chamadas cotas étnico-raciais. O professor Fernando Coelho reitera o caráter técnico da modalidade. 

Questionado sobre a decisão do Conselho Universitário que autorizou o processo de criação dos cursos de Direito, Fisioterapia, Licenciatura em História e Letras-Inglês, o reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, afirmou que a implementação depende de discussões de orçamento mais aprofundadas. 

Montagner afirmou que a universidade faz um grande esforço para ampliar sua relação de cursos, mantendo a sustentabilidade financeira. 

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2026 será aplicada no dia 26 de outubro. A segunda fase acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. 

Já as provas de habilidades específica serão aplicadas entre os dias 3 e 5 de dezembro. A taxa de inscrição neste ano é de R$ 221. 

O formulário de inscrição, a guia de pagamento, o pedido de redução da taxa e o manual do candidato podem ser consultados no www.comvest.unicamp.br

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

Trigêmeos prematuros recebem alta após 38 dias de internação em Americana

Instituições de ensino e esportivas lançam Programa Antirracista pela Cor do Esporte

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

O Observatório Municipal de Americana vai ampliar os dias de visitação a partir desta semana. Além das quartas e sextas-feiras, o espaço também estará aberto às quintas-feiras, sempre às 21h30. A entrada é gratuita. As visitas são feitas em grupos de até 15 pessoas e precisam ser agendadas previamente pelo telefone (19) 3408-4800. Durante o passeio, os visitantes recebem explicações técnicas e podem observar os astros, conhecer os telescópios, ver painéis fotográficos e participar de um bate-papo sobre astronomia. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.