A passagem de um sistema meteorológico pela costa do Estado de São Paulo pode provocar pancadas de chuva forte em diversas regiões, incluindo Campinas, entre esta terça e quarta-feira. O alerta foi divulgado pela Defesa Civil do Estado em um boletim especial.
Segundo o comunicado, há previsão de chuva moderada com possibilidade de temporais de curta duração, acompanhados de raios, ventos fortes e granizo. Esses fenômenos podem causar alagamentos, enxurradas e transtornos no trânsito.
A Defesa Civil orienta que a população evite áreas com histórico de alagamentos durante chuvas intensas, respeite os avisos dos painéis digitais instalados em vias da cidade e fique atenta às placas de sinalização em pontos críticos.
Apesar da previsão de chuva, Campinas continua em área de risco para incêndios e queimadas até o dia 30 de agosto. A população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ao identificar focos de fogo. Em caso de soltura de balões, que é crime, a Polícia Militar pode ser chamada pelo 190 ou a Guarda Municipal pelo 153.
É proibido por lei usar fogo para limpar terrenos, queimar lixo ou preparar o solo. A baixa umidade do ar e as altas temperaturas aumentam o risco de queimadas. Nesta segunda-feira (25), a umidade relativa do ar em Campinas chegou a 29,8%, bem abaixo do ideal, que é de 60%.
Em dias com baixa umidade, recomenda-se evitar atividades físicas ao ar livre entre 11h e 15h, beber bastante água, umidificar os ambientes com toalhas molhadas ou recipientes com água e molhar jardins. Sempre que possível, é importante permanecer em locais protegidos do sol.
O Estado de São Paulo conta com o sistema Cell Broadcast, que envia alertas sonoros de emergência em tempo real para celulares conectados a redes 4G ou 5G. Não é necessário cadastro: a mensagem aparece automaticamente na tela do aparelho.
Também é possível receber alertas por SMS. Basta enviar o CEP da residência ou de outro local de interesse para o número 40199. O serviço é gratuito.