As ciclofaixas do distrito de Barão Geraldo, em Campinas, têm sido alvo de críticas por parte de usuários que reclamam de falta de manutenção, desníveis no asfalto, falhas na pintura e desrespeito por motoristas que estacionam sobre as faixas destinadas às bicicletas. A reportagem da CBN Campinas percorreu alguns trechos e registrou problemas que afetam a segurança dos ciclistas.
A Rua Francisco Andreo Aledo, é um exemplo comum em que veículos são flagrados estacionados sobre a faixa. A pintura no asfalto também está desgastada. Já na Avenida Santa Isabel, bem em frente à entrada da moradia estudantil da Unicamp, usuários relatam que estacionar sobre a ciclofaixa se tornou prática comum, sem fiscalização frequente. Em outro ponto, na Rua José Martins, as marcas no chão estão praticamente apagadas, o que gera dúvidas sobre o trajeto e divide espaço com pedestres.

O advogado Gabriel Bittencourt reclama da falta de cuidado e da insegurança em pedalar pela região.
“Falta cuidado, tem desnível, buracos, e isso atrapalha. É uma boa ciclofaixa no sentido de localização, mas não dá pra pedalar tranquilo. Podia ser mais bem preparada. Além disso, muita gente não respeita e falta fiscalização”, afirmou.
Para o estudante João Afonso, além da falta de continuidade em alguns trechos, a disputa com pedestres é um desafio.
“Quando tem, é muito bom. Mas em alguns trechos não tem, e em outros a faixa é dividida com os pedestres, o que acaba atrapalhando um pouco.”
Apesar das críticas, há quem reconheça avanços. O estudante Pedro Gonçalves afirma que a estrutura ajuda no deslocamento.
“Eu gosto bastante. Eu vivo na bicicleta e acho que ajuda bem. Antes de mudar do Real Parque, estavam fazendo uma nova ciclofaixa, que facilitava muito para eu vir até a escola.”
O que diz a Emdec
Procurada pela reportagem, a Emdec informou que desde julho realiza reforço da sinalização na rota cicloviária de Barão Geraldo. A etapa atual ocorre na Rua Dr. Francisco de Toledo e seguirá nos próximos dias para outros pontos, incluindo os mencionados pelos usuários. No caso da Rua Francisco Andreo Aledo, a empresa esclareceu que se trata de uma ciclorrota, identificada por placas e pictogramas no solo, também prevista para receber repintura.
O distrito ainda vai ganhar a Ciclovia Parque Ecológico Hermógenes de Freitas Leitão – Barão do Café / Mata Santa Genebra, com 6,7 km de extensão, ligando a Mata de Santa Genebra à Avenida Santa Isabel, e integrando com outras ciclofaixas já existentes.
Já sobre a fiscalização, a Emdec afirmou que atua em toda a cidade a partir de denúncias e monitoramento diário, e que vai reforçar a atuação em Barão Geraldo. Para solicitar atendimento, a população pode ligar no 118 ou acionar o WhatsApp (19) 3731-2910.
Estacionar sobre ciclofaixas é considerado infração grave, com multa de R$ 195,23 e remoção do veículo. A empresa ressalta que respeitar os espaços destinados aos ciclistas é dever de todo condutor.