Em visita à região, Lula defende relação comercial com China e critica postura de Trump

foto: Ricardo Stuckert/PR (Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta sexta-feira, um comércio mundial mais equilibrado, em que todos os países sejam tratados em igualdade de condições. Ele também ressaltou a importância das negociações comerciais entre Brasil e China, destacando que o intercâmbio entre os dois países movimenta cerca de 160 bilhões de dólares por ano — o dobro do registrado com os Estados Unidos.

Lula aproveitou para criticar o cenário internacional, afirmando que o mundo vive uma “turbulência desnecessária criada por Donald Trump”,

[SONORA – Lula] “Eu vou lutar para que o comércio mundial seja equilibrado, para que todos os países sejam tratados com igualdade de condições.”

As declarações foram feitas durante a inauguração da nova fábrica da montadora chinesa GWM – Great Wall Motors, em Iracemápolis, no interior de São Paulo. A cerimônia contou também com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

A fábrica, instalada no antigo prédio da Mercedes-Benz, terá capacidade inicial para 50 mil veículos por ano, com possibilidade de expansão para 100 mil.

A GWM que tem como foco a produção de modelos híbridos e elétricos, é primeira montadora habilitada no Programa de Mobilidade Verde e Inovação do Governo Federal e pretende atingir 60% de conteúdo nacional nos veículos até 2026, abrindo espaço para exportações à América Latina.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.