O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta sexta-feira, um comércio mundial mais equilibrado, em que todos os países sejam tratados em igualdade de condições. Ele também ressaltou a importância das negociações comerciais entre Brasil e China, destacando que o intercâmbio entre os dois países movimenta cerca de 160 bilhões de dólares por ano — o dobro do registrado com os Estados Unidos.
Lula aproveitou para criticar o cenário internacional, afirmando que o mundo vive uma “turbulência desnecessária criada por Donald Trump”,
[SONORA – Lula] “Eu vou lutar para que o comércio mundial seja equilibrado, para que todos os países sejam tratados com igualdade de condições.”
As declarações foram feitas durante a inauguração da nova fábrica da montadora chinesa GWM – Great Wall Motors, em Iracemápolis, no interior de São Paulo. A cerimônia contou também com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
A fábrica, instalada no antigo prédio da Mercedes-Benz, terá capacidade inicial para 50 mil veículos por ano, com possibilidade de expansão para 100 mil.
A GWM que tem como foco a produção de modelos híbridos e elétricos, é primeira montadora habilitada no Programa de Mobilidade Verde e Inovação do Governo Federal e pretende atingir 60% de conteúdo nacional nos veículos até 2026, abrindo espaço para exportações à América Latina.