Gaeco e Baep prendem empresários em Campinas por plano de execução contra promotor de justiça

Foto: Reprodução/MP

O Ministério Público e o 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia de Campinas deflagraram nesta sexta-feira a Operação Pronta Resposta, que desarticulou um plano para matar o promotor Amauri Silveira Filho, integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado.  

A ação resultou na prisão de dois empresários em Campinas, suspeitos de financiar e estruturar a tentativa de emboscada. 

Segundo o Ministério Público, os investigados teriam se associado à liderança do PCC para impedir o avanço da Operação Linha Vermelha, que apura crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa armada. O grupo teria providenciado veículos, armas e operadores para executar o ataque. 

O juiz Caio Ventosa Chaves, da 4ª Vara Criminal de Campinas, autorizou três mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão, todos cumpridos nesta manhã. Um dos principais envolvidos está foragido há anos, possivelmente na Bolívia, e é apontado como operador de alto nível do tráfico no Brasil. 

Outras ameaças

A tentativa de execução contra o promotor Amauri Silveira Filho não é um episódio isolado. O promotor já havia sido alvo de ameaças graves em 2013 e 2022, após investigações que atingiram integrantes do tráfico de drogas e policiais civis suspeitos de envolvimento com o crime organizado.

Em 2013, Amauri recebeu uma carta com ameaças de morte, fotos da casa dele e de familiares, além de mensagens que citavam o uso de armas de guerra. O remetente se identificava como “chumbo grosso com munições”.

Já em 2022, após a prisão de 23 pessoas — incluindo policiais —, novas ameaças foram feitas. Uma correspondência entregue na sede do MP trazia imagens das fachadas de imóveis onde moram parentes de promotores.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Piracicaba confirma segunda morte por febre maculosa em 2025

Vigilância Sanitária identifica bactéria resistente em UTI da Santa Casa de Amparo; local ficará fechado por 72 horas

Homem armado invade escola em Monte Mor e provoca pânico; ninguém ficou ferido

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.