A partir desta segunda-feira, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Hortolândia passam a oferecer a vacina contra a covid. A medida tem como objetivo facilitar o acesso da população à imunização e aumentar a cobertura vacinal, especialmente durante o inverno, período em que aumentam os casos de doenças respiratórias.
Antes, a vacina era aplicada apenas em algumas unidades e em dias específicos. Agora, o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30. Além disso, cinco UBSs terão horário estendido durante a semana:
- UBS Amanda II: até 17h30
- UBS Dom Bruno Gamberini: até 17h30
- UBS Rosolém: até 17h30
- UBS Santa Clara: até 17h30
- UBS Figueiras: até 18h30
A vacina está disponível para adultos dos grupos prioritários, crianças menores de cinco anos e crianças de 5 a 11 anos com comorbidades.
Um alerta importante é para os pais de crianças entre seis meses e menos de um ano. Esse público deve receber três doses da vacina contra a covid:
- 1ª dose aos seis meses
- 2ª dose aos sete meses
- 3ª dose aos nove meses
Essa faixa etária já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. A meta de cobertura vacinal é de 90%.
Risco de SRAG
Quem não está vacinado contra a covid corre o risco de desenvolver a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), uma condição severa que pode levar à internação hospitalar e até à morte.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento pessoal, Cartão SUS, comprovante de endereço e Carteira de Vacinação.