Termina nesta segunda-feira o prazo de inscrições no processo seletivo para professores temporários do Ensino Médio técnico na rede estadual. São 5 mil vagas em todo o estado para profissionais com diploma de bacharelado, curso tecnológico, licenciatura ou experiência comprovada no setor, que queiram dar aulas nos cursos técnicos a partir de 2026. O cadastro é online, no site da Fundação Getúlio Vargas: fgv.br/concursos/seducsp25.
As provas estão marcadas para 28 de setembro. Só na região de Campinas, são previstas 751 vagas. A remuneração é de R$ 5.565 para jornada de 40 horas semanais, com possibilidade de carga horária proporcional. A contratação é temporária.
As oportunidades estão divididas em seis áreas: gestão e negócios, saúde, tecnologia da informação, recursos naturais, turismo e hospitalidade, e processos industriais. A seleção tem quatro etapas: prova objetiva, discursiva, prática (vídeo de até 7 minutos) e avaliação de títulos. Os vídeos devem ser enviados entre 18 de agosto e 15 de setembro.
Na hora da inscrição, o candidato pode escolher até duas diretorias de ensino e até dois eixos técnicos diferentes — desde que os horários das provas não coincidam. Quem for aprovado será designado para uma escola da rede estadual e vai receber formação, planejamento e material didático da Secretaria de Educação.
Esse processo é específico para atuação temporária no itinerário técnico. Quem participou das seleções de 2023 ou 2024, mas não assinou contrato, precisa se inscrever de novo. Já quem mantém vínculo ativo neste ano não precisa participar. A seleção para outras disciplinas do Ensino Fundamental e Médio foi feita pela Vunesp, com prazo encerrado em junho. Quem passar nos dois concursos poderá assumir os dois cargos, desde que as cargas horárias sejam compatíveis.