Justiça determina que empresa forneça EPIs em escolas estaduais de Americana e SBO

Foto: Reprodução

Uma decisão liminar da Justiça do Trabalho determinou que a empresa Vida Serv, responsável por serviços de limpeza em escolas públicas estaduais de cidades como Americana e Santa Bárbara d’Oeste, forneça equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados aos funcionários.  

A medida atende a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). 

A empresa deverá disponibilizar EPIs compatíveis com os riscos das atividades, em boas condições de uso e higiene, exigindo o uso correto e realizando substituições sempre que necessário. A decisão também exige que os trabalhadores participem da avaliação dos equipamentos. 

A Justiça estabeleceu prazo de 15 dias para que a empresa comprove o cumprimento da liminar, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. 

O MPT iniciou investigação após denúncias de negligência no fornecimento de EPIs em escolas estaduais de Piracicaba. Após o encerramento do contrato na cidade, a Vigilância Sanitária de Americana foi acionada e constatou que algumas funcionárias nunca haviam recebido sapatos de segurança. 

Em maio, inspeções realizadas em escolas de Americana e Santa Bárbara d’Oeste revelaram que as botas fornecidas eram de baixa qualidade, havia falta de luvas, e não foram entregues óculos de proteção nem máscaras. 

O MPT tentou firmar um termo de ajuste de conduta com a empresa, que não aceitou o acordo, levando ao ajuizamento da ação. No processo, o órgão pede a confirmação da liminar e a condenação da empresa ao pagamento de R$ 800 mil por danos morais coletivos. 

A empresa foi procurada, mas não respondeu ao contato. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.