Justiça suspende obras na Praça Silva Rego, em Campinas 

Foto: Reprodução / Sérgio Doretto/EPTV Campinas

A Justiça determinou a suspensão imediata das obras na Praça Silva Rego, entre os bairros Jardim Guanabara e Jardim Chapadão, em Campinas. A decisão, publicada nesta quarta-feira, atende a uma ação popular protocolada após a polêmica sobre a poda das raízes de cinco árvores de grande porte no local. 

As intervenções tinham sido iniciadas no dia 23 de julho, com o objetivo de ampliar o passeio público utilizado por cerca de 100 expositores da feira de artesanato que ocorre aos fins de semana. No entanto, os trabalhos foram interrompidos ainda no mesmo dia pela Polícia Militar Ambiental, acionada por moradores que questionavam a falta de documentação. 

Apesar de a corporação ter negado qualquer irregularidade no procedimento da prefeitura, o caso ganhou força com a mobilização de ambientalistas.  

A prefeitura argumenta que as obras têm respaldo técnico e legal, com laudo emitido pelo Departamento de Parques e Jardins no dia 21 de julho, com base na Lei Municipal de Arborização. O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, afirma que a poda é necessária para garantir segurança e acessibilidade na área usada pela feira. 

Mesmo assim, a decisão da Justiça aponta risco de dano ambiental e estabelece multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento. A administração municipal informou que vai cumprir a medida assim que for notificada. Também está prevista uma reunião entre a prefeitura, moradores e comerciantes para apresentação do projeto completo das obras. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Prefeitura muda prazo e recape da Marcondes Salgado só deve ser concluído nesta 6ª

Reparo de adutora que rompeu na Avenida Guarani deve ser finalizado ainda nesta manhã

Acidente é registrado na Avenida das Amoreiras durante perseguição em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.