Laboratório Orion estudará doenças altamente transmissíveis e fica pronto em 2027

Foto: CNPEM/Divulgação

As obras de fundação do superlaboratório Orion tiveram início em Campinas. Anexo ao Cnpem, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, no local serão desenvolvidas pesquisas que vão estudar doenças altamente transmissíveis. A previsão é que a construção seja finalizada em 2027.

O investimento no complexo de pesquisa é de R$ 1,5 bilhão. O laboratório realizará  pesquisas avançadas em agentes biológicos capazes de causas doenças e é o primeiro de biossegurança máxima em toda a América Latina. O Diretor do Cnpem, Antônio José Roque, destacou a importância do projeto para a ciência brasileira.

O laboratório reunirá técnicas analíticas e capacidade avançada de bioimagens, que serão abertas à comunidade científica e órgãos públicos. Também devem ser desenvolvidos medicamentos e vacinas para novas doenças, como explica a Diretora do Laboratório Nacional de Biociências, Maria Augusta Arruda.

A previsão é que a etapa das fundações seja concluída até o final deste ano. A partir do início de 2026, terá início a montagem da estrutura e do sistema de cobertura, marcando o começo da construção da parte visível do prédio.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.