Limeira entra em emergência hídrica e aplica multa para desperdício a partir de segunda

Foto: Pexels

A Prefeitura de Limeira publicou neste sábado (30) um decreto que declara situação de emergência hídrica no município. A medida entra em vigor nesta segunda-feira (1). O objetivo é garantir o abastecimento de água e reduzir o desperdício, em resposta ao nível de alerta registrado no Rio Jaguari, manancial essencial para o fornecimento local.

Com a decisão, passa a vigorar a lei que prevê aplicação de multas para o desperdício de água. O valor da infração inicial será de R$ 259,14 (7 Ufesp), podendo dobrar em caso de reincidência. A fiscalização será intensificada por agentes de todas as secretarias municipais, com apoio da Guarda Civil. Além da fiscalização, a Prefeitura reforçará ações de orientação e educação ambiental.

O decreto determina que a água encanada deve ser priorizada para consumo humano, alimentação e higiene. Entre as ações consideradas desperdício, passíveis de multa, estão a lavagem de calçadas e veículos. Empresas, órgãos públicos e prestadores de serviço que utilizam água para fins não essenciais deverão recorrer a fontes alternativas, como água de reúso.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Presépio fica no Parque Via Norte, em Campinas

Presépio no Parque Via Norte vira atrativo entre moradores de Campinas

Cerca de 10% dos brasileiros afirmam que deixaram as compras de Natal para última hora

Motorista de ônibus é filmado brigando com homem no meio da rua em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.