Moradores de Monte Mor reclamam de som alto durante a noite

Foto: Brasil com S/Reprodução

Moradores de Monte Mor relataram à CBN Campinas que vêm sofrendo com som alto na cidade, durante o período da noite. De acordo com a Guarda Civil Municipal, a média de multas por barulho, neste ano, tem sido de até 15 infrações por mês.

Um munícipe, que teve a identidade preservada, conta que muitas vezes o acionamento da Guarda Municipal para esses casos não tem resolvido a situação. Ele afirma que as equipes acabam atendendo outros casos e deixam de comparecer nas ocorrências de perturbação do sossego.

A lei no município para ruídos e sons excessivos está em vigor desde 2022, de autoria da Prefeitura. Ela cita desde escapamentos de veículos, buzinas a shows, música ao vivo e caixas de som. Caso haja a infração, a multa é de 30 Unidades Fiscais do Estado, que atualmente totaliza R$ 1.110,60.

Além disso, a cobrança pode ser aplicada em dobro no caso de reincidências.  A fiscalização considera ruídos produzidos antes das 7 horas da manhã e depois das 19 horas.

Dados do Conselho Nacional de Justiça mostram que os processos relacionados à categoria de direito de vizinhança cresceram 43%, em São Paulo, entre 2021 a 2024. Em 2023, foram 3.060 processos. No ano seguinte, em 2024, esse volume subiu para 4.391. Nos cinco primeiros meses deste ano, já são mais de 1.800 novos processos judiciais sobre o assunto.

De acordo com a Prefeitura de Monte Mor, a fiscalização tem sido feita pela Guarda Municipal, pelo telefone 153. Sobre os casos, informaram que nem sempre é constatada a irregularidade. Além disso, ressaltou que a prioridade do atendimento é para vítimas de violência doméstica e ocorrências de roubos e furtos. 

Ainda em nota, o Executivo ressaltou que a Guarda Civil Municipal cumpre diariamente o papel de fiscalização e também da aplicação de multas. Ressaltou que, em breve, serão feitas ações educativas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Policiais ficam feridos após perseguição em Campinas

Aves silvestres são resgatadas de cativeiro em Hortolândia

Professora da rede municipal salva bebê de 1 ano em Piracicaba após engasgamento

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.