Os motoristas da região que precisam passar pelo pedágio da Rodovia Santos Dumont, em Indaiatuba, relatam dificuldades ao trafegarem nos períodos de pico, com fluxo intenso de veículos.
Eles afirmam que todos os dias enfrentam congestionamento nas faixas do sistema de cobrança automática, que deveria agilizar a passagem dos condutores. Por dia, 44 mil veículos passam pelo trecho, de acordo com a concessionária responsável pela via, AB Colinas.
A principal queixa é que, na praça, existem três faixas para cobrança da taxa por meio de TAG eletrônica. Porém, afirmam que apenas duas ficam disponíveis para os usuários.
José Eduardo Patini é um desses motoristas. Como ele mora em Indaiatuba e trabalha em Nova Odessa, precisa passar diariamente pelo pedágio.
Outro morador da região que enfrenta dificuldades no trecho é o Edson Silva.
A CBN Campinas questionou a concessionária Via Colinas sobre a situação, que informou, em nota, que o número de cabines automáticas em funcionamento nos dois sentidos da via comporta o tráfego existente na região e atende a exigência feita pela Artesp.
Disse que a praça de pedágio conta com quatro pistas (duas em cada sentido) destinadas exclusivamente à cobrança automática de tarifa, e que todas funcionam 24h por dia. Apontou que a terceira cabine é de uso misto (automática e manual) e é usada para substituir alguma cabine que venha a apresentar algum tipo de problema.
Destacou ainda que eventuais problemas pontuais nas pistas de cabine automática geralmente ocorrem por uso irregular das TAGs, como TAGs bloqueadas, sem saldo, mal instaladas ou com avarias que comprometem a leitura.