A Polícia Civil prendeu, na noite de segunda-feira (25), dois homens suspeitos de participar da morte do comerciante esfaqueado dentro de casa, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Um dos presos é namorado da ex-mulher da vítima.
José Vitorino Ferrari, de 81 anos, foi esfaqueado após encontrar uma pessoa no corredor do quintal da própria casa na manhã do dia 21 de agosto. Nenhum item de valor foi levado, o que afastou a hipótese de tentativa de latrocínio – roubo seguido de morte.
Um dos presos foi flagrado por câmeras de segurança pulando o muro da casa da vítima logo depois do crime. Esse homem, auxiliar de pedreiro, tinha trabalhado com o namorado da ex-mulher da vítima em uma obra do idoso, imóvel vizinho a casa onde aconteceu o crime.
O namorado da ex-companheira contratou o primeiro suspeito para o serviço e fez o pagamento via Pix. Ele foi apresentado à vítima apenas como “pedreiro”, sem que o idoso soubesse da relação dele com a ex-esposa.
Para os investigadores, o namorado da ex do idoso pode ter sido coautor ou participado de alguma forma da morte.
Em depoimento à Polícia Civil, a filha da vítima relatou que o pai e a mãe não eram oficialmente divorciados e viviam em um contexto de disputas financeiras. Além disso, contou que o relacionamento atual da mãe era escondido do comerciante.
Ainda segundo o pedido de prisão, por ter trabalhado na casa, o namorado da ex-mulher do comerciante tinha “conhecimento privilegiado da rotina, das vulnerabilidades do local e dos hábitos de um senhor de 81 anos que vivia sozinho”.
Além das prisões, a Justiça expediu mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos e autorizou a quebra de sigilo dos aparelhos eletrônicos (como celulares e computadores) da dupla.
Após a prisão, ambos foram encaminhados à cadeia anexa ao 2º Distrito Policial. Os dois permaneceram presos após as audiências de custódia, segundo o Tribunal de Justiça (TJ-SP).
- com informações do g1 Campinas