Um ônibus da empresa Coletivos Pádova pegou fogo na manhã desta terça-feira (19) na Rua Walter Puggina, na Vila Santana, em Sousas, distrito de Campinas. A ocorrência foi registrada por volta das 7h30.
Segundo a Emdec, o motorista percebeu o início do incêndio e conseguiu transferir os passageiros para outro veículo. Ninguém ficou ferido. O ônibus atendia a linha 391 e tinha o prefixo 3539. Ele foi substituído por um veículo da linha 389, que seria recolhido para a garagem.
A CBN apurou que o veículo envolvido no incidente passou por vistoria da Emdec na semana passada, fato confirmado pela Emdec. Fabricado em 2010, está cinco anos acima do limite de idade previsto na concessão atual do transporte coletivo.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (Setcamp) afirma que a manutenção do veículo estava em dia.
Segundo a Emdec, foram registradas sete ocorrências de fogo em ônibus em Campinas contando com a desta terça-feira. No ano passado, no mesmo período foram cinco situações. “Ocorrência de fogo” significa princípios de incêndio ou destruição total.
Em junho, após três ocorrências em apenas uma semana, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas anunciou uma Operação Emergencial para inspeção da frota, com foco em falhas elétricas, apontadas como possíveis causas dos incêndios.
Ao reconhecer a velhice da frota de Campinas, a Emdec considera que os problemas “serão resolvidos” após a licitação do transporte. O edital está em fase de complementação com as sugestões feitas pelos moradores durante a consulta pública. A previsão é que a divulgação aconteça em outubro, quando o processo será retomado.