O Centro de Inteligência Metropolitano (CIM) realizou na manhã desta terça-feira (26) a Operação “Conexão Segura”, com foco no combate ao furto e à receptação de fios de cobre. A ação envolveu simultaneamente as cidades de Campinas, Paulínia e Hortolândia. Uma pessoa foi detida.
O objetivo é a fiscalização em estabelecimentos de reciclagem e a identificação de possíveis receptadores de fiação de cobre de origem ilícita. Ao todo, 13 comércios foram vistoriados pelas equipes, em uma força-tarefa que contou com 66 agentes de segurança, entre guardas municipais e policiais civis.
Em Campinas, os agentes apreenderam 57 hastes de alumínio. O material é usado em emendas de cabos telefônicos. Uma pessoa foi detida e conduzida à 2ª Delegacia Seccional por suspeita de receptação.
Já em Hortolândia e Paulínia, não foram encontradas irregularidades durante a fiscalização nos pontos vistoriados.
A população pode colaborar com as ações de combate ao furto e à receptação de fios e cabos. As denúncias podem ser feitas diretamente às Guardas Municipais de cada cidade ou pelo telefone 153.