A Emdec vai prestar apoio operacional de trânsito ao “Pedal Solidário”, que ocorre neste domingo (24), com partida e chegada na Lagoa do Taquaral. A atividade terá percurso de 10 km e a largada está prevista para 9h do espaço “Afrânio Ferreira Junior” (antigo Kartódromo), na Lagoa do Taquaral. O passeio ciclístico tem o objetivo de arrecadar, entre os participantes, donativos para entidades assistenciais.
Operação no trânsito
A operação de trânsito da Emdec tem a intenção de manter o fluxo viário no trajeto, já que este ano, a pedalada vai além do entorno da Lagoa do Taquaral. O objetivo é garantir a segurança no deslocamento dos cerca de 500 ciclistas que participarão da atividade. A atuação da Emdec será das 6h30 às 13h.
Primeiras ações
As ações da Emdec começam já na madrugada deste domingo, 24 de agosto, com o bloqueio do bolsão de estacionamento na frente do portão 06 da Lagoa do Taquaral. A medida coíbe o estacionamento durante o evento e para a montagem do pórtico da saída e da chegada.
Às 6h, como acontece sempre aos domingos, será executado o bloqueio da pista interna da avenida Dr. Heitor Penteado por conta da “Operação Lagoa”.
A partir das 7h, será montado o pórtico de largada na área de estacionamento do Espaço “Afrânio Ferreira Junior”.
Ações operacionais com bloqueio total
- Na avenida Dr. Heitor Penteado (pista externa), entre ruas Inês de Castro e Duarte Coelho;
- Rua Duarte Coelho, entre avenidas Dr. Heitor Penteado (pista externa) e Júlio Prestes;
- Na chegada, na avenida Dr. Heitor Penteado (pista interna), entre rua Vital Brasil e o portão 06 (Trecho da Operação Lagoa), para passagem dos ciclistas.
Caso o número de ciclistas exceda a expectativa inicial, a Emdec bloqueará totalmente trechos das avenidas Júlio Prestes e José de Souza Campos (Taquaral – Guarani), entre as ruas Duarte Coelho e Oriente.
Outras ações
Nas avenidas Júlio Prestes e José de Sousa Campos (Norte-Sul), entre a rua Duarte Coelho e avenida Orosimbo Maia, haverá via compartilhada no mesmo sentido da via, ciclistas na faixa da esquerda (dentro da ciclofaixa) e veículos na direita.
No total serão 14 pontos de operação. Agentes da Emdec também estarão presentes nas duas paradas para hidratação previstas.
Ao todo, estarão na execução das ações de trânsito 10 agentes da Mobilidade Urbana. Além de acompanhar a evolução das atividades, interrompendo o trânsito e liberando as vias, os agentes vão orientar condutores e passageiros do transporte coletivo.
Pode haver alguma lentidão no fluxo de veículos em alguns trechos. Além das interdições que sempre acontecem aos domingos, este evento terá uma extensão que atingirá diversas vias fora do trajeto da Operação Lagoa.