Três graves acidentes ocorridos no último final de semana, no cruzamento entre as avenidas Francisco Glicério e Benjamin Constant, reacenderam a discussão sobre a imprudência dos motoristas e motociclistas que transitam pelo centro de Campinas.
O primeiro caso aconteceu na madrugada de sábado (2) e envolveu um ônibus e um carro de passeio. A ocorrência terminou com dois feridos.
No sábado à tarde, foi a vez de um idoso de 80 anos ser atropelado por uma moto, na faixa central da Benjamin Constant.
Já na madrugada de domingo (3), a colisão entre uma caminhonete e um carro de passeio terminou com as duas motoristas feridas, e um dos veículos capotados na via.
Segundo a Emdec, o cruzamento da avenida Benjamin Constant com a avenida Francisco Glicério é o 36º local com mais sinistros com gravidade. Entre 2022 e junho de 2025, foram 17 casos, sendo 10 sinistros sem vítimas, seis com vítimas feridas e um sinistro fatal.
Para quem trabalha por aqui, o testemunho do desrespeito às leis de trânsito é frequente.
É o que nos conta o Denis, que é vendedor em uma loja de salgados, e relata já ter presenciado muitos acidentes nos dois anos em que trabalha no local, principalmente no período noturno.
Já a consultora Aline atravessa a Glicério com frequência, e denuncia o desrespeito dos motoristas ao sinal vermelho.
A farmacêutica Ester aponta que a alta velocidade e a falta de atenção são uma combinação frequente para os acidentes na região.
Em nota, a Emdec afirma que mantém abordagens educativas permanentes para conscientizar condutores e pedestres sobre comportamentos seguros no trânsito.
De janeiro a junho deste ano, foram realizadas 200 ações do tipo, que impactaram 31 mil pessoas. A região central, foi palco dessas orientações.
A autarquia afirma que a avenida Francisco Glicério e a região do Largo do Rosário receberam esquetes teatrais e moto checkup durante a Semana do Motociclista.
As ações focadas em orientações para pilotagem segura também destacaram a importância de respeitar as regras de trânsito e não exceder a velocidade regulamentada.
Por fim, a Emdec afirma que as abordagens educativas estarão focadas em instituições de ensino nas próximas semanas, em razão do período de Volta às Aulas.