Polícia Federal desmonta fábrica clandestina de fuzis em Santa Bárbara d’Oeste e prende 2

Foto: Polícia Federal

Em operação conjunta realizada na noite desta quarta-feira, a Polícia Federal e o 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) da Polícia Militar de São Paulo prenderam dois homens envolvidos na fabricação ilegal de fuzis em Santa Bárbara d’Oeste. As armas eram destinadas a facções criminosas com atuação nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 

A investigação começou há dez dias, após a PF receber informações sobre a produção clandestina de armas de fogo com uso de equipamentos industriais de alta precisão. A suposta fábrica, que funcionava como unidade de produção de peças aeronáuticas, chamou atenção pela movimentação atípica. 

Durante patrulhamento baseado em inteligência, os policiais identificaram dois veículos suspeitos no bairro Novo Mundo, em Americana. Na abordagem, foram encontradas diversas peças de armamento. Os ocupantes confessaram que fabricavam componentes de fuzis e estavam transportando o material para acabamento. 

Com base nas informações, os agentes localizaram um depósito com peças suficientes para montar cerca de 40 fuzis modelo AR-15, já em fase de finalização. Em seguida, os envolvidos indicaram um endereço em Santa Bárbara d’Oeste, onde foram encontrados maquinários, ferramentas e moldes usados na fabricação das armas. 

A Polícia Federal realizou perícia técnica nos locais e autuou os dois homens em flagrante por posse e comércio ilegal de arma de fogo, conforme o artigo 17 do Estatuto do Desarmamento. As penas podem chegar a 18 anos de prisão. 

Os presos — um de 38 anos, morador de Campinas, e outro de 33 anos, de São João da Boa Vista — foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Campinas, onde permanecem à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar outros envolvidos. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia Civil prende três homens e apreende drogas em operação contra o tráfico na região de Americana

Operação contra receptação de cobre tem um preso em Campinas

Polícia Civil busca grupo que fez família refém em assalto em Santa Bárbara d’Oeste

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Guarda civil fere homem com tiro acidental durante churrasco em Limeira

Um guarda municipal de Limeira foi afastado pela corregedoria depois de um disparo acidental durante o fim de semana. O agente, de 58 anos, estava de folga em um churrasco com amigos quando a arma dele disparou e atingiu um homem de 59 anos. O caso aconteceu na noite de sábado (15), no bairro Jardim Piratininga. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.