Policiais militares salvam a vida de bebê com sinais de engasgo em Hortolândia

Foto: Reprodução/Polícia Militar

O salvamento um bebê engasgado emocionou os moradores de Hortolândia, na semana passada. 

O caso aconteceu na madrugada de sexta (1º) para sábado (2), no Jardim Aline, quando uma equipe composta por três policiais militares, que estavam em abordagem a um veículo, foi procurada por um casal – a Andressa e o David – em estado de desespero, com um recém-nascido nos braços. 

O bebê era o pequeno Ravi, de apenas nove dias de vida e que não conseguia respirar. Desacordado e com sinais de engasgo, os policiais encerraram a abordagem e deram início ao socorro à criança. 

Com o auxílio das técnicas de desengasgo – conhecidas como “Manobra de Heimlich” – o bebê voltou a respirar e recuperou os sinais vitais. 

O pai, Danilo Carneiro, relata o susto vivido por ele e sua esposa, ao se deparar com o filho sem conseguir respirar. 

Depois do socorro inicial, prestada pela equipe composta pelo Segundo Sargento Pisano e pelos soldados Lemos e Reis. 

Com o auxílio do COPOM, as equipes conseguiram prioridade de tráfego e no apoio médico para socorrer a criança até a UPA Padre Anchieta, onde foi acompanhada pelo pediatra de plantão. 

Sob grande emoção, os três policiais visitaram a casa da família na última segunda-feira (4), e presentearam o pequeno com um macacão infantil. Danilo agradece pela rápida intervenção dos policiais. 

O pequeno Ravi permaneceu em observação, mas logo foi liberado pelo médico de plantão, que ressaltou a importância da intervenção rápida para que o bebê saísse da condição de perigo. 

A Manobra de Heimlich é uma técnica mundialmente utilizada para salvar crianças e adultos em situação de engasgo. 

No caso dos bebês de até um ano, ela consiste em colocar a criança sobre a perna e virá-lo de cabeça para baixo.  

Em seguida, são feitas cinco compressões firmes, com dois dedos, contra o dorso, seguida de batidas sobre as costas para eliminar o corpo estranho que provoca o engasgo. 

Em caso de dúvidas, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima, com o apoio do SAMU, pelo telefone 192, ou da Polícia Militar, no 190. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

Trigêmeos prematuros recebem alta após 38 dias de internação em Americana

Instituições de ensino e esportivas lançam Programa Antirracista pela Cor do Esporte

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

O Observatório Municipal de Americana vai ampliar os dias de visitação a partir desta semana. Além das quartas e sextas-feiras, o espaço também estará aberto às quintas-feiras, sempre às 21h30. A entrada é gratuita. As visitas são feitas em grupos de até 15 pessoas e precisam ser agendadas previamente pelo telefone (19) 3408-4800. Durante o passeio, os visitantes recebem explicações técnicas e podem observar os astros, conhecer os telescópios, ver painéis fotográficos e participar de um bate-papo sobre astronomia. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.