As prefeituras de Americana, Paulínia e Cosmópolis vão trabalhar juntas para organizar os serviços públicos na região onde os três municípios se encontram, conhecida como “tríplice fronteira”.
A ideia é fazer um levantamento completo dos serviços que são oferecidos em áreas que, muitas vezes, pertencem a uma cidade, mas são atendidas por outra.
Na prática, há moradores de Americana que pagam impostos para Cosmópolis, e imóveis que recebem água de Paulínia, mesmo estando em Americana. O objetivo do grupo é resolver essas situações e garantir segurança para os moradores e para as prefeituras.
A região de Americana que faz parte dessa área fica no Pós-Represa, perto da Estrada Ivo Macris. A cidade já está trabalhando em um novo plano para organizar melhor essa área.
Há uma avenida também sendo construída para ligar a Ivo Macris à Cosmópolis, sem contar a região do Recanto das Águas, que é atendido pelo transporte coletivo de Paulínia, mas que tem ruas que, teoricamente, pertencem à Cosmópolis.
O grupo vai montar um diagnóstico completo da região, mas ainda não há prazo para a divulgação do plano.