Para construir o muro de um novo Centro de Saúde, 14 árvores começaram a ser retiradas de um terreno na Avenida Carlos Grimaldi, nesta quinta-feira (14). A intervenção é realizada próximo à sede do Tribunal de Contas do Estado, no Jardim Conceição.
Para realização do serviço, a faixa da direita da via, no sentido Rodovia Dom Pedro, está interditada. A previsão é que o trabalho de retirada dure até a próxima semana. No local, está sendo construído o Centro de Saúde 31 de Março. O anúncio é que a entrega da obra da unidade de saúde será em maio de 2026.
As árvores retiradas são do tipo leucena que, segundo o Município, é uma espécie invasora que causa desequilíbrio ambiental. A remoção é justificada por laudos técnicos, como detalha o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
A ação tem apoio da CPFL, porque parte das copas das árvores atinge as linhas de alta tensão.
A Secretaria informou que vai fazer a compensação ambiental, na mesma Avenida Carlos Grimaldi. Serão plantadas 350 árvores de espécies nativas da mata atlântica, usadas em projetos de paisagismo e reflorestamento, como ipês, peroba-rosa, guarantã e guatambu. A compensação está prevista para ser feita a partir da segunda quinzena de setembro.