O programa social Criança Feliz, que em 2024 atendia cerca de 600 crianças e gestantes, em Piracicaba, está com as atividades paralisadas há oito meses. A prefeitura informou que pretende lançar neste mês o edital que vai abrir caminho para retomada da iniciativa.
Na edição de 2024 do programa, a cada semana ou quinzenalmente, a equipe visitava famílias com crianças entre 0 e 6 anos para realizar atividades lúdicas e dar orientações sobre o desenvolvimento infantil. Em algumas ocasiões, eram realizadas oficinas, ações comunitárias, atividades e participação em eventos.
A iniciativa atendia famílias inscritas no Cadastro Único, no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família (PBF) ou crianças que perderam algum responsável.
A organização da sociedade civil (OSC) Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac) foi responsável pelo projeto entre 2019 e 2024. O contrato dela com a prefeitura terminou em 31 de dezembro de 2024. Então, foi aberto procedimento para escolher uma nova organização, com edital publicado em 2024. Porém, no início deste ano, a nova gestão municipal decidiu não firmar contrato com a organização vencedora.
Em resposta a um requerimento da Câmara, também em abril, o governo municipal informou que a decisão também teve relação com o congelamento de R$ 165 milhões do orçamento de 2025 pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD), decretado em 15 de janeiro.
Na última semana, a Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família de Piracicaba informou à reportagem do g1 Piracicaba, em nota, que está em fase final o processo de criação do novo edital de chamamento público para o Criança Feliz.
Também conforme a administração municipal, atualmente, o atendimento não está sendo feito no formato do Criança Feliz porque está passando por reordenamento.
- com informações do g1 Piracicaba